domingo, 30 de março de 2008

4.11.1 - Geografía física da China

Fauna:

Os animais que habitam o território chinês são representados pela fauna selvagem e doméstica, com grande complexidade, são pelos menos 800 variedades nativas da China.

Diante da imensa variedade de espécies os animais se encontram localizados em diferentes regiões do território, no qual, predomina ao norte e nordeste a ocorrência de animais selvagens mais específicos como o tigre, antílope, cervo, coral (antílope cabra), ovelha azul, leopardo, lobo, além dos mamíferos de pele.

Na região do Tibete, a oeste da China, os animais típicos são dentre outros as ovelhas, yaks, pandas gigantes e ursos selvagens. No sul transitam com maior freqüência os tigres, gibones, macacos e caimanes.

O animal que mais ocupa lugar de destaque é o urso panda, esse enfrenta o risco de extinção, devido muitos fatores, tais como a caça e a devastação ambiental. Existem organismos que lutam para protegê-los.

No extremo noroeste da China são encontrados animais conhecidos no âmbito mundial, são eles os mamíferos, renas, alces, cervos almzcleros, ursos e martas. Além de aves como grullas, patos, abutardas, cisnes e garças.

Os animais domésticos que predominam na China são basicamente cachorros, gatos, patos, gansos, frangos e porcos, todos esses são encontrados em grande quantidade em todo território chinês.

Os búfalos aquáticos são animais nativos do sul da Península de Shandong, o zebu no sul e nordeste do território, no noroeste as atividades pastoris contam com a criação de cabras, ovelhas e cavalos e no nordeste são utilizados os camelos e vacas.

As espécies aquáticas disseminadas na China são variadas, dentre muitas as mais comuns são as carpas. Outros animais abundantes são os lagartos, rãs, tartarugas e salamandras. Nos oceanos, mais especificamente na costa chinesa os animais marinhos que mais se destacam são lubina, arenque, cavalas, ostras, tubarões e enguias.

Flora:

A cobertura vegetal chinesa é resultado das variedades de solo existentes no extenso território do país. Outro elemento natural importante para o desenvolvimento dessas é a diversidade de climas presente no território, pois esse possui dimensões continentais que abrange diversos climas.

No passado grande parte do território chinês abrigava grandes florestas caducifólias e também de coníferas, essas são típicas de regiões temperadas, no entanto, essas foram extintas devido à constante exploração dos solos para o desenvolvimento de atividades agrícolas, com isso há vários séculos já não existem.

A China enfrenta muitos problemas acerca da preservação de seu patrimônio natural, um dos motivos que leva a precarização dos seus biomas é o número de habitantes, cerca de 1,3 bilhões, que vivem no espaço geográfico chinês, dessa forma para suprir as necessidades da enorme população se faz necessário retirar e degradar as paisagens naturais. Atualmente as reservas naturais são extremamente restritas e convivem com o risco de desaparecer.

Temendo a extinção de suas paisagens naturais o governo chinês busca estabelecer medidas que garantam a conservação de parte de seu ecossistema, a forma encontrada foi a criação de pelo menos 300 reservas naturais, essas protegem aproximadamente 1,8% do total da área do território chinês.
Na China, como na maioria dos países do mundo, os principais agentes de destruição da natureza são aqueles inseridos no processo produtivo, como a agropecuária, o intenso crescimento urbano e o crescente desenvolvimento industrial.

Uma única grande floresta remanescente está localizada no sudeste da China, próxima à fronteira com a Rússia, esse local possui característica de clima subártico.

No sul existe a parte com maior biodiversidade devido ao clima tropical que favorece o surgimento de inúmeras espécies de vegetais, esse processo é decorrente da quantidade de energia (sol, temperatura elevada, decomposição de matéria orgânica etc.) no local.

Um dos principais cultivos de plantas nativas é o bambu, uma vez que existe uma grande variedade de espécies desse vegetal na China.
O bambu é utilizado na China como alimento e em construções, além do bambu o cultivo de ervas como ginseg, horquilla dourada, angélica e fritalia, são bem difundidas.

Nenhum comentário: