domingo, 30 de março de 2008

4.11.2 - População da China

Demografia:

A China tem destaque em relação ao número de pessoas que habitam o seu território, pois atualmente o país é o mais populoso do mundo. O número estimado da população chinesa é de 1,3 (um bilhão e trezentos milhões) de habitantes.

A diminuição do crescimento vegetativo ou natural da população chinesa tem sido uma das preocupações do governo chinês nas últimas décadas. O processo para reverter teve início a partir de 1970, quando os índices de crescimentos vegetativos atingiam 2,6% anual, doravante o governo tem buscado formas para conter o crescimento da população, a forma encontrada foi de implantar um criterioso e rigoroso controle de natalidade, no qual, ficou conhecido como “política de filho único”.

Quando os pais não cumprem com o controle proposto pelo governo são submetidos a punições, que eram executadas a partir da perda de direitos a programas sociais, além de a pessoa ser obrigada a efetuar pagamento de multas ou correr o risco de ser destituído do emprego.

A medida de controle de natalidade que recentemente vem sendo utilizada é de oferecer informações, a partir dos meios de comunicação e também de dispor de métodos de prevenção à gravidez (camisinha, anticoncepcionais), e de modo mais radical, realizar de forma imposta procedimentos cirúrgicos que levam as pessoas a se tornarem estéreis, principalmente aqueles que já têm um filho.

Por meio de todos esses métodos, alguns deles questionáveis, o governo alcançou uma diminuição de 2,6% para 0,6%, dessa forma evitou que milhares de pessoas agregassem à enorme população chinesa.

O lado negativo do controle de natalidade:

Para colocar em prática o controle de natalidade muitas crianças morrem, quase sempre do sexo feminino, uma vez que existe preconceito em relação a esse sexo na China.

Teoricamente o governo não aprova meios cruéis para o controle de natalidade, no entanto, na realidade o que ocorre é o inverso, os funcionários responsáveis por fiscalizar o controle do governo são forçados através de fortíssima pressão a retirar as mulheres grávidas de suas casas e as prenderem para executar o aborto.

Muitas mães são mortas por não aceitarem o aborto, outras têm seus filhos escondidos e suas famílias são torturadas para dizer o paradeiro da gestante, além de ter sua casa incendiada.

Muitos casais vendem seus filhos para casais estéreis, para não sofrerem as punições do governo chinês.

Estrutura Sociocultural:

A população chinesa é resultado da junção de centenas de grupos étnicos, no entanto, o maior número corresponde ao grupo chamado de Han.

Apesar da complexidade étnica que se desenvolveu na China, diversas dessas se unificaram e outras deixaram de existir, além disso, não houve nenhum, ou pouco, vestígio de suas existências.

Um grande número de etnias foi absorvido pelo Han, e é a partir desse fato que determina sua superioridade em número em relação a outras etnias.

Devido à variedade de etnias o grupo Han pratica distintas línguas.

Cultura e religião

A civilização chinesa é muito antiga, assim como sua organização social, essa estruturação proporcionou o surgimento de diferentes culturas e religiões.

A Filosofia chinesa exerceu e exerce uma grande influência para o seu povo. Desse modo a base filosófica chinesa se apresenta na essência das religiões praticadas no país: Confucionismo, Taoísmo e Budismo.

Apesar de ser o berço das três religiões citadas, a China abriga ainda outras religiões distintas das referidas.
Há outros tipos de religiões existentes na China são elas o Islã, religiões populares, além do Cristianismo que se divide em Catolicismo e Protestantismo, essas são muito restritas consolidando como minoria.
O povo chinês celebra seus mortos, isso é uma tradição.

Na literatura a China não é superada por nenhuma sociedade em relação ao tempo de existência. A prática da impressão é proveniente de invenções chinesas, porém, antes mesmo do invento os chineses já desenvolviam a escrita a partir de tintas e pincéis.

Faz parte da cultura chinesa valorizar os filósofos, escritores e poetas clássicos, muitos sábios clássicos elaboravam textos irreverentes, além de críticas da vida cotidiana exercida na época.

Outro elemento cultural desenvolvido pela civilização chinesa se apresenta na música, eles criaram muitos instrumentos musicais tais como o zheng, xiao e o erhu, migraram para outras regiões do continente asiático como leste e sudeste.

Uma das heranças praticadas até os dias atuais que são oriundos da cultura chinesa é o Bonsai, e que mais tarde teve outros praticantes como o Japão e a Coréia.

Ciência e Tecnologia

Talvez muitos não sabem, mas a China é responsável pelo invento de importantes instrumentos que facilitam a vida de milhares de pessoas no mundo. Dentre as várias tecnologias desenvolvidas pelos chineses estão:

• Bússola: instrumento de orientação no espaço geográfico.

• Impressão: arte de passar para o papel, tecido o conteúdo composto por letras, palavras, textos e figuras.

• Papel: utilizada na escrita e em outros casos.

• Pólvora: utilizada em instrumentos bélicos.

• Ábaco: instrumento que realiza cálculos matemáticos.

• Estribo: instrumento de montaria.

• Besta: tipo de arma.

• Leme: navegação.

• Sombrinha: o mesmo que guarda-chuva.

• Molinete de pesca.
E ainda o sorvete, sobremesa saboreada em todo o mundo.

Além das tecnologias desenvolvidas pelos chineses, eles também praticavam ciências importantes como:

• Astrologia

• Matemática

• Arquitetura

• Geografia

• Alquimia/Química

• Biologia

• Famacopéia - plantas medicinais

• Medicina tradicional e cirurgia

• Acupuntura

• Anatomia

Curiosidades da China
Devido ao enorme número de sua população, a China possui um exército com um contingente de 2,3 milhões de soldados, que corresponde ao maior do mundo.

Tradicionalmente no período de clima frio os chineses possuem o hábito de ingerir carne de cachorro, o quilo custa aproximadamente, em moeda brasileira, 20,00 e 30,00 reais.

Nenhum comentário: